Pular para o conteúdo principal

ESTAR SOZINHO

As relações afetivas estão passando por transformações profundas e revolucionando o conceito de amor. A ideia de uma pessoa  ser o remédio para nossa felicidade está fadada a desaparecer. Hoje se busca uma relação compatível com os tempos modernos, onde exista individualidade, respeito, alegria e prazer de estar junto. Não mais uma relação de dependência, onde se responsabiliza o outro pelo seu bem-estar.

O amor romântico parte da premissa de que somos uma fração e precisamos encontrar nossa outra metade para nos sentirmos completos. Muitas vezes ocorre um processo de despersonalização que atinge mais a mulher. Ela abandona suas características  e se  amalgama  ao projeto masculino. A teoria da ligação entre opostos vem dessa raiz, onde  o outro tem de saber fazer o que eu não sei. Se sou manso, deve ser agressivo, e sucessivamente. Uma ideia prática de sobrevivência, mas pouco romântica. A palavra de ordem é parceria. Estamos trocando o amor de necessidade, pelo amor de desejo. Gosto e desejo uma companhia, mas dela prescindo. 

O avanço tecnológico exige mais tempo individual  e as pessoas estão perdendo o pavor de ficar sozinhas; estão aprendendo a conviver melhor  consigo mesmas. Estão começando a perceber que são fração, mas se sentem inteiras. O outro, com o qual se estabelece um elo, também se sente uma fração. Não é príncipe ou salvador de coisa nenhuma;  apenas companheiro de viagem.

O homem é um animal que vai mudando o mundo, e depois tem de reciclar-se para se adaptar ao mundo que criou. Entramos na era da individualidade, não do egoísmo. O egoísta não tem energia própria; se alimenta da energia  do outro, quer seja ela financeira ou moral.

A nova forma de amor tem nova feição e significado. Não une mais duas metades; aproxima dois inteiros. Ela só é possível para quem consegue trabalhar sua individualidade. Quanto mais competente para viver sozinho, mais preparado para uma boa relação afetiva.

A solidão é boa. Ficar sozinho não é vergonhoso,ao contrário,  dá dignidade. As boas relações afetivas são ótimas e parecidas com  o ficar sozinho. Nenhum exige do outro  e ambos crescem.

Relações de dominação e de concessões exageradas são coisas do passado. Cada cérebro é único e nosso modo de pensar e agir não  é referência para avaliar ninguém.

Muitas vezes pensamos que o outro é nossa alma gêmea;  na verdade o que fizemos foi inventá-lo a nosso gosto. Todos deveriam ficar sós de vez em quando para dialogar internamente e descobrir sua força pessoal. Na solidão entendemos  que a harmonia  e paz de espírito só podem ser encontradas dentro de nós; não à partir  do outro. Ao perceber isso nos tornamos menos críticos e mais compreensivos quanto às diferenças, respeitando a maneira de ser de cada um.

O amor de duas pessoas inteiras é bem mais saudável. Nesse tipo de ligação, há aconchego, prazer da companhia e respeito pelo ser amado. 

Nem sempre é suficiente ser perdoado. Algumas vezes temos de nos perdoar.

(Autor desconhecido)

Nota: Recebi esse texto sem a autoria, conhecendo o autor, favor nos avisar para darmos os devidos créditos.
Imagem pesquisada na web, havendo direitos autorais, favor nos avisar para darmos os devidos créditos ou a retirarmos do blog.

Comentários

  1. Irineu Fernandes19/9/13

    “Todos os animais, com exceção do homem, sabem que o principal objetivo da vida é usufruí-la.” Samuel Butler 1855 – 1902
    Simone o texto é interessante, mas tempo passou e as pessoas mudaram, nós mudamos, salvo exceções, as pessoas estão mais seguras de si, a independência intelectual se aflorou e assim a vida segue por outros rumos, ser feliz a dois ainda é um desejo do sonho de “consumo” de muitos casais enamorados, embora não seja a única razão para a busca da felicidade. Entenda que é apenas meu ponto de vista, falo isso baseando em pessoas de boa índole e de bons princípios.
    Um abraço
    Irineu Fernandes
    19/09/2013

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Irineu, que bom receber a sua visita! Pois é amigo, a vida é dinâmica e cabe a nós, enquanto estivermos nesse plano, acompanhá-la, gostei desse texto porque ele me fez refletir sobre os relacionamentos e que não precisamos dos outros para nos guiar, nos encostar, ou servirmos de muletas também para os outros. Eu preciso estar bem comigo mesma para seguir lado a lado com o meu companheiro, se não tiver companheiro, posso ser feliz sozinha.
      Beijos na alma,

      Excluir

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Obrigada!

Postagens mais visitadas deste blog

Parábola da Rã Cozida

Um resumo de vida e sabedoria que cada um poderá plantar no próprio jardim, para colher de seus frutos. Da alegoria da Caverna de Platão a Matrix, passando pelas fábulas de La Fontaine, a linguagem simbólica é um meio privilegiado para induzir à reflexão e transmitir algumas idéias. Olivier Clerc * , nesta sua breve história, através da metáfora, põe em evidência as funestas conseqüências da não consciência da mudança que infecta nossa saúde, nossas relações, a evolução social e o ambiente. História da rã que não sabia que estava sendo cozida. Imagine uma panela cheia de água fria, na qual nada, tranquilamente, a pequena rã. Um pequeno fogo é aceso embaixo da panela, e a água se esquenta muito lentamente. Pouco a pouco, a água fica morna, e a rã, achando isso bastante agradável, continua a nadar, a temperatura da água continua subindo... Agora, a água está quente mais do que a rã pode apreciar; ela se sente um pouco cansada, mas, não obstante isso, não se amedronta. Agora, a água

Hino Celta ao Amor, à Amizade.

                                                          Imagem criada por IA Lembra sempre de esquecer os amigos que se revelaram falsos, porém nunca se esqueças de lembrar aqueles que permaneceram fiéis . Lembra sempre de esquecer os problemas que já passaram, porém nunca se esqueça de lembrar as coisas boas de cada dia. Que o dia mais triste de teu futuro não seja pior que o dia mais feliz de teu passado. Que o teto nunca caia sobre ti e que os amigos reunidos debaixo dele nunca partam. Que sempre tenhas palavras cálidas em um anoitecer frio, uma lua cheia em uma noite escura, e que o caminho sempre se abra à tua porta. Que vivas cem anos, com um ano extra para arrepender-te. Que o futuro te guarde nas suas “mãos”, e não aperte muito os dedos. Que teus vizinhos te respeitem, os problemas de abandonem, os teus amigos te acompanhem, e a saúde não te falte. E que a sorte das colinas Celtas (ou do seu país) te abrace. Que nunca te arrependas de ter nascido. Que a tua

Como contatar com os Anjos: Um plano em dez etapas

Abra espaço para os anjos na sua vida: Os anjos vivem no mundo do Espírito, no mundo celestial, e nós vivemos no mundo da matéria (...) para que os anjos sintam à vontade junto a você, é preciso que o seu mundo – os seus pensamentos, sentimentos e ambiente – tornem-se mais semelhantes aos deles. Faça as suas orações em voz alta: Os anjos costumam responder a muitas preces silenciosas e a desejos profundos do coração. Você não precisa falar para chamar a atenção dos anjos, mas obterá uma resposta muito poderosa se fizer seu pedido em voz alta. Use o nome de Deus: Deus está no seu interior. Quando você pede aos anjos para fazerem alguma coisa no nome de Deus, eles podem responder com todo o poder do universo. Faça diariamente as suas orações e decretos: Os anjos estão sempre presentes. Mas nem sempre conseguimos contatá-los. A melhor maneira de fazer com que os anjos respondam aos seus chamados é comungar com eles diariamente. P