Pular para o conteúdo principal

Convite à oração com amor

Nada melhor para começar o ano do que uma oração: oremos agradecendo pelo ano que passou, agradecendo pelo ano que se inicia, agradecendo pela vida e suas boas oportunidades. O mais fundamental, nos momentos de oração, é lembrar-se de pedir por “nós”. O nós em questão; é o irmão menos favorecido, é a paz mundial, é a humanidade, é o planeta terra com todas as suas criaturas, como disse João Mohana: (...) “uma vez que não se atravessa o mar do nós, não se alcança o porto da paz com os outros, recusando-se obstinadamente a viajar como irmão com os irmãos.” É  hora de termos consciência de que, não somos apenas células soltas, ao contrário, somos seres de complexa tecnologia interligados e cada um tem  papel essencial no movimento  da engrenagem, ou seja, com o Todo.
 
Refletindo nas palavras Berdiaeff; “Se tenho fome, isto é um fato físico. Se meu vizinho tem fome, é um fato moral”. Dessa forma, o orante que se deslumbra com as maravilhas da vida e anestesia o coração ao trágico do outro, perde a sua beleza e sua autenticidade. Como pode o amor de Deus habitar naquele que possui bens e fecha o coração ao irmão necessitado? (1 Jo 3,17)
 
Todavia, para vivermos essa comunhão com o nós, é preciso de um poderoso ingrediente; o amor. Muhana também nos diz: “O amor é o denominador comum dos atos do cristão. Sejam atos místicos, de prece, sejam atos sociais, de serviço. Não podia ser de outro modo. Sendo um encontro filho-Pai, a prece é dinamismo bilateral de amor. Sobretudo, quando se sabe que nesse binômio o Pai é Amor, então, o Amor não se veste senão de amor. E esse é o traje para os encontros com Ele. Amor”.

O psicólogo Schilder, em seus estudos constatou que na experiência de ódio a imagem do corpo se contrai e na vivencia do amor se expande, chegando mesmo a incluir fenomenologicamente outros seres.
 
Ainda embalados no pensamento de Mohana, constatamos que se o amor leva a esses resultados corporais, pergunto o que não faz espiritualmente? “No nível do espírito, a expansão é ultrapassada, incluindo uma faixa bem mais ampla de outros seres. Interessa-nos aqui saber que essa expansão envolvente de outros seres também acontece na forma orante do amor, a prece. É à custa desse luxuoso e sublime privilégio do amor, que qualquer um de nós, sem sair da cadeira de sua oração, abarca e abraça a criação inteira, tudo quanto existe fora do nada, e Deus que sustenta a universal existência. É à custa desse assombroso e delicado poder, que o espírito do orante pode atingir facilmente, no vaivém do amor, tanto o Pai quanto o Filho, pois a bilateralidade do relacionamento irmão-irmão também se apóia no mesmo sentimento”.
 
Fica aqui o nosso convite, vamos orar com autenticidade, com amor, orar para o coletivo, o Todo, para que Deus possa concluir o sonho que sonhou ao nos criar.
Feliz oração de uma nova consciência, neste 2013.
Beijos na alma,
Simone Anjos
(Texto baseado e citações extraídas do livro de “Paz pela Oração”, de João Mohana, 5ª Ed. Rio de Janeiro: Agir, 1981).
 
Imagens pesquisadas na web, havendo direitos autorais, favor nos avisar para darmos os devidos creditos ou as retirarmos do blog.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parábola da Rã Cozida

Um resumo de vida e sabedoria que cada um poderá plantar no próprio jardim, para colher de seus frutos. Da alegoria da Caverna de Platão a Matrix, passando pelas fábulas de La Fontaine, a linguagem simbólica é um meio privilegiado para induzir à reflexão e transmitir algumas idéias. Olivier Clerc * , nesta sua breve história, através da metáfora, põe em evidência as funestas conseqüências da não consciência da mudança que infecta nossa saúde, nossas relações, a evolução social e o ambiente. História da rã que não sabia que estava sendo cozida. Imagine uma panela cheia de água fria, na qual nada, tranquilamente, a pequena rã. Um pequeno fogo é aceso embaixo da panela, e a água se esquenta muito lentamente. Pouco a pouco, a água fica morna, e a rã, achando isso bastante agradável, continua a nadar, a temperatura da água continua subindo... Agora, a água está quente mais do que a rã pode apreciar; ela se sente um pouco cansada, mas, não obstante isso, não se amedronta. Agora, a água

Hino Celta ao Amor, à Amizade.

                                                          Imagem criada por IA Lembra sempre de esquecer os amigos que se revelaram falsos, porém nunca se esqueças de lembrar aqueles que permaneceram fiéis . Lembra sempre de esquecer os problemas que já passaram, porém nunca se esqueça de lembrar as coisas boas de cada dia. Que o dia mais triste de teu futuro não seja pior que o dia mais feliz de teu passado. Que o teto nunca caia sobre ti e que os amigos reunidos debaixo dele nunca partam. Que sempre tenhas palavras cálidas em um anoitecer frio, uma lua cheia em uma noite escura, e que o caminho sempre se abra à tua porta. Que vivas cem anos, com um ano extra para arrepender-te. Que o futuro te guarde nas suas “mãos”, e não aperte muito os dedos. Que teus vizinhos te respeitem, os problemas de abandonem, os teus amigos te acompanhem, e a saúde não te falte. E que a sorte das colinas Celtas (ou do seu país) te abrace. Que nunca te arrependas de ter nascido. Que a tua

Como contatar com os Anjos: Um plano em dez etapas

Abra espaço para os anjos na sua vida: Os anjos vivem no mundo do Espírito, no mundo celestial, e nós vivemos no mundo da matéria (...) para que os anjos sintam à vontade junto a você, é preciso que o seu mundo – os seus pensamentos, sentimentos e ambiente – tornem-se mais semelhantes aos deles. Faça as suas orações em voz alta: Os anjos costumam responder a muitas preces silenciosas e a desejos profundos do coração. Você não precisa falar para chamar a atenção dos anjos, mas obterá uma resposta muito poderosa se fizer seu pedido em voz alta. Use o nome de Deus: Deus está no seu interior. Quando você pede aos anjos para fazerem alguma coisa no nome de Deus, eles podem responder com todo o poder do universo. Faça diariamente as suas orações e decretos: Os anjos estão sempre presentes. Mas nem sempre conseguimos contatá-los. A melhor maneira de fazer com que os anjos respondam aos seus chamados é comungar com eles diariamente. P