Pular para o conteúdo principal

VIVER

Quão pouco paramos para refletir sobre a  terceira margem do rio da vida.

Quão raro buscamos cultivar uma espiritualidade mais consistente, verdadeira.

Onde mesmo residem a ternura, a compaixão, a arte e a poesia?

No dizer do querido Leonardo Boff, “somos seres de enraizamento e seres de abertura” (imanência e transcendência).

A raiz nos limita porque nascemos numa determinada família, numa língua específica,com um capital limitado de inteligência, de afetividade, de amorosidade”. (esta é nossa dimensão de imanência). “Mas somos simultaneamente seres de abertura”, pois ninguém segura os nossos pensamentos, ninguém amarra as nossas emoções,  ninguém é capaz de aprisionar-nos totalmente.

“Creio que a transcendência é talvez o desafio mais secreto e escondido do ser humano. Ele se recusa a  aceitar a realidade na qual está mergulhado porque se sente maior do que tudo o que o cerca.” 

“Com seu pensamento, ele habita as estrelas e rompe todos os espaços. Essa capacidade é o que nós chamamos de transcendência, isto é, transcende, rompe, vai para além daquilo que é dado.”

“Numa palavra, eu diria que o ser humano é um projeto infinito.”

A imanência, ou o ‘enraizamento’, diz respeito às coisas do corpo, – sujeito ao peso dos dias e das horas,  às forças da natureza, do terreno existir. Por sua vez, a transcendência, a ‘abertura’, se refere às coisas da alma, ao que é eterno. 

A alma, feito ave, voa e flutua, enquanto o corpo num vagaroso compasso se move. A alma busca mistérios sublimes, e se enleva ante a beleza. Ela nos impulsiona rumo ao  desafio de reinventar a nossa vida para melhor, a cada novo dia, sempre.

“Quem conhece a sua alma conhece é o seu Senhor.” (Antiga tradição oriental)

Aproveitar os nossos breves dias e efêmeras noites para apurar a escuta que conduz à sutil harmonia entre imanência e transcendência.

Refletir sobre o que significa sermos “seres de enraizamento e seres de abertura”. Andar com os pés sobre a terra, e ao mesmo tempo ter o coração e a alma a voar pelos céus mais sublimes. 

“Cuidar do espírito significa cuidar dos valores que dão rumo à nossa caminhada e alimentar significações que enchem de sentido a nossa vida.”

(Leonardo Boff)

Nota: Recebemos esse texto em PPS, formatado por "um peregrino".
Imagem pesquisada na web, havendo direitos autorais, favor nos avisar para darmos os devidos créditos ou a retirarmos do blog.


Comentários

  1. Gostei muito deste artigo de Leonardo Bof.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Lourdes, obrigada pela visita e comentário. Volte sempre!
    Beijos na alma,

    ResponderExcluir
  3. Oi Simone, vim retribuir sua visita e desejar um lindo final de tarde prá vc. Valeu pelo texto, muito lindo!
    Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Obrigada!

Postagens mais visitadas deste blog

Parábola da Rã Cozida

Um resumo de vida e sabedoria que cada um poderá plantar no próprio jardim, para colher de seus frutos. Da alegoria da Caverna de Platão a Matrix, passando pelas fábulas de La Fontaine, a linguagem simbólica é um meio privilegiado para induzir à reflexão e transmitir algumas idéias. Olivier Clerc * , nesta sua breve história, através da metáfora, põe em evidência as funestas conseqüências da não consciência da mudança que infecta nossa saúde, nossas relações, a evolução social e o ambiente. História da rã que não sabia que estava sendo cozida. Imagine uma panela cheia de água fria, na qual nada, tranquilamente, a pequena rã. Um pequeno fogo é aceso embaixo da panela, e a água se esquenta muito lentamente. Pouco a pouco, a água fica morna, e a rã, achando isso bastante agradável, continua a nadar, a temperatura da água continua subindo... Agora, a água está quente mais do que a rã pode apreciar; ela se sente um pouco cansada, mas, não obstante isso, não se amedronta. Agora, a água

Hino Celta ao Amor, à Amizade.

                                                          Imagem criada por IA Lembra sempre de esquecer os amigos que se revelaram falsos, porém nunca se esqueças de lembrar aqueles que permaneceram fiéis . Lembra sempre de esquecer os problemas que já passaram, porém nunca se esqueça de lembrar as coisas boas de cada dia. Que o dia mais triste de teu futuro não seja pior que o dia mais feliz de teu passado. Que o teto nunca caia sobre ti e que os amigos reunidos debaixo dele nunca partam. Que sempre tenhas palavras cálidas em um anoitecer frio, uma lua cheia em uma noite escura, e que o caminho sempre se abra à tua porta. Que vivas cem anos, com um ano extra para arrepender-te. Que o futuro te guarde nas suas “mãos”, e não aperte muito os dedos. Que teus vizinhos te respeitem, os problemas de abandonem, os teus amigos te acompanhem, e a saúde não te falte. E que a sorte das colinas Celtas (ou do seu país) te abrace. Que nunca te arrependas de ter nascido. Que a tua

Como contatar com os Anjos: Um plano em dez etapas

Abra espaço para os anjos na sua vida: Os anjos vivem no mundo do Espírito, no mundo celestial, e nós vivemos no mundo da matéria (...) para que os anjos sintam à vontade junto a você, é preciso que o seu mundo – os seus pensamentos, sentimentos e ambiente – tornem-se mais semelhantes aos deles. Faça as suas orações em voz alta: Os anjos costumam responder a muitas preces silenciosas e a desejos profundos do coração. Você não precisa falar para chamar a atenção dos anjos, mas obterá uma resposta muito poderosa se fizer seu pedido em voz alta. Use o nome de Deus: Deus está no seu interior. Quando você pede aos anjos para fazerem alguma coisa no nome de Deus, eles podem responder com todo o poder do universo. Faça diariamente as suas orações e decretos: Os anjos estão sempre presentes. Mas nem sempre conseguimos contatá-los. A melhor maneira de fazer com que os anjos respondam aos seus chamados é comungar com eles diariamente. P