Pular para o conteúdo principal

SONHAR

Sonhar... Não me refiro apenas ao sonho que vem enquanto dormimos, àquele recurso do inconsciente para refazer energias, para consolar-nos em nossas irrealizações. 

Esse sonho é reconfortador, reconheço-o, e tem sua valia. Se não sonhássemos enquanto dormíssemos, há muito que nossas energias psíquicas e mentais estariam consumidas e viveríamos praticamente em agonia, sob o peso enorme e insuportável de nossas frustrações.

Desejo-te, assim, que tenhas essa espécie de sonho, o transporte ao paraíso e ao impossível enquanto estiveres dormindo. Mas eu quero ir além...Eu quero desejar-te mais: que sonhes de olhos abertos. Esse novo e definitivo tipo de quimera te fará ainda mais bem, que o conduzas em tuas próprias fantasias. 

O importante é que tenhas coragem sadia, o bom senso realista de sonhar.  Sonha, assim, com todas as forças de tua alma, com toda sua capacidade de construir um mundo novo, um mundo ideal em que se concretizem todos os teus anelos.

Sonha! Quem não se atreve a sonhar, não vive, deixa se viver apenas, é frágil barco ao sabor da corrente, é pluma ao sopro do vento. 

Sonha! Nenhum grande construtor deixou de sonhar. Tudo aquilo que existe e grandioso, houve época em que foi firmado nas nuvens e existiu apenas na imaginação fértil de quem teve coragem de ter idéias. O próprio Deus é um sonhador, se vale a comparação antropomórfica. Ele também sonhou com um mundo ideal, em que as criaturas se amassem umas às outras, assim como Ele as amou infinitamente. 

Por isso, sonha. Sonha com alma, coração, espírito e sentimento. 

Quando estiveres prostrado sob o fardo da dor mais amarga e da decepção mais cruel, aí é chegado o momento de recorreres ao sonho. Fantasia, imagina que o mal haverá de passar, que virá o tempo em que os pássaros cantarão novamente,  as estrelas brilharão de novo, as pétalas terão o perfume mais uma vez...

Sonha com a sinceridade, dá realidade à tua fantasia, acredita no teu interior, que a felicidade existe, que aventura acontece,  que o amor vence tudo. Sonha isso com bravura e coragem. Povoa, porém, esse sonho legítimo e belo com ternura, com as tintas de um pintor inspirado e levado pela própria quimera.

Sonha com profundidade, atreve-te a construir uma vida nova, ousa sonhar e fazer castelos de areia  ou de nuvens, o importante é que devaneies, que libertes de tudo que oprime, diminui ou é rasteiro. 

Sonha com grandeza e sem limites. Quem não sonha e vê apenas o aspecto frio, existencial das coisas, vê unicamente o exterior. Somente sonhando é que se pode sentir o calor de um coração,  a vida de um pensamento, a doçura de um afeto. 

Sonhar é viver dentro da alma das coisas e das pessoas. Sonha, assim; busca no sonho, aquilo que te falta e o que gostaria de dar, de transmitir e te sentes incapacitado ou inferiorizado de oferecer. 

Só o sonho não sente a ação corrosiva do tempo.

Por isso, se a vida te pesa dentro da alma, sonha que és jovem, que tens o direito de esperar, de aguardar e de confiar. Quando te doer o fracasso, sonha que a vitória está à frente:  assim não desanimarás  no combate mais rude e não sucumbirás na luta mais cruel.

Sonha que o perdão virá, assim o arrependimento não terá sentido e não será apenas um remorso que nada repara. Sonha que a vida não pára, que a vida continua, assim não temerás o próprio fim,  nem temerás a hora da própria partida... 

Sonha que a alegria coroará tudo, que após a tempestade virá a bonança. Assim os raios trarão luz e não medo e a noite será bem-vinda, pois dentro dela e com ela é mais fácil continuar a sonhar. Pinte a tela de tua fantasia com a cor de cada gota do arco-íris, arremata a sua moldura com a poeira das estrelas. 

Sente que o beijo  tem gosto que não envelhece e a alma tem carinhos que ainda precisam ser inventados para serem entendidos.

Se queres que a realidade não te abata e não te leve ao pesadelo constante de não poderes fantasiar, viva intimamente, mas intensamente, a beleza de não haver limites à tua frente e nem barreiras a teu redor. 

Para isso, abre os olhos e mergulha no infinito...Sonha, sonha tudo aquilo que jamais realizes, mas que a imaginação te trará dentro da música e da poesia...

Sonha hoje  e para sempre, mas sonha!

Texto de Maurício Ponsancini

Nota: Sonhe sempre, o infinito é o limite para sonhar, mas não esqueça do que diz o autor do texto: "o importante é que tenhas coragem sadia, o bom senso realista de sonhar". Beijos na alma. Simone Anjos.
Imagens pesquisadas na web, havendo direitos autorais, favor nos avisar para darmos os devidos créditos, ou as retirarmos do blog.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parábola da Rã Cozida

Um resumo de vida e sabedoria que cada um poderá plantar no próprio jardim, para colher de seus frutos. Da alegoria da Caverna de Platão a Matrix, passando pelas fábulas de La Fontaine, a linguagem simbólica é um meio privilegiado para induzir à reflexão e transmitir algumas idéias. Olivier Clerc * , nesta sua breve história, através da metáfora, põe em evidência as funestas conseqüências da não consciência da mudança que infecta nossa saúde, nossas relações, a evolução social e o ambiente. História da rã que não sabia que estava sendo cozida. Imagine uma panela cheia de água fria, na qual nada, tranquilamente, a pequena rã. Um pequeno fogo é aceso embaixo da panela, e a água se esquenta muito lentamente. Pouco a pouco, a água fica morna, e a rã, achando isso bastante agradável, continua a nadar, a temperatura da água continua subindo... Agora, a água está quente mais do que a rã pode apreciar; ela se sente um pouco cansada, mas, não obstante isso, não se amedronta. Agora, a água

Hino Celta ao Amor, à Amizade.

                                                          Imagem criada por IA Lembra sempre de esquecer os amigos que se revelaram falsos, porém nunca se esqueças de lembrar aqueles que permaneceram fiéis . Lembra sempre de esquecer os problemas que já passaram, porém nunca se esqueça de lembrar as coisas boas de cada dia. Que o dia mais triste de teu futuro não seja pior que o dia mais feliz de teu passado. Que o teto nunca caia sobre ti e que os amigos reunidos debaixo dele nunca partam. Que sempre tenhas palavras cálidas em um anoitecer frio, uma lua cheia em uma noite escura, e que o caminho sempre se abra à tua porta. Que vivas cem anos, com um ano extra para arrepender-te. Que o futuro te guarde nas suas “mãos”, e não aperte muito os dedos. Que teus vizinhos te respeitem, os problemas de abandonem, os teus amigos te acompanhem, e a saúde não te falte. E que a sorte das colinas Celtas (ou do seu país) te abrace. Que nunca te arrependas de ter nascido. Que a tua

Como contatar com os Anjos: Um plano em dez etapas

Abra espaço para os anjos na sua vida: Os anjos vivem no mundo do Espírito, no mundo celestial, e nós vivemos no mundo da matéria (...) para que os anjos sintam à vontade junto a você, é preciso que o seu mundo – os seus pensamentos, sentimentos e ambiente – tornem-se mais semelhantes aos deles. Faça as suas orações em voz alta: Os anjos costumam responder a muitas preces silenciosas e a desejos profundos do coração. Você não precisa falar para chamar a atenção dos anjos, mas obterá uma resposta muito poderosa se fizer seu pedido em voz alta. Use o nome de Deus: Deus está no seu interior. Quando você pede aos anjos para fazerem alguma coisa no nome de Deus, eles podem responder com todo o poder do universo. Faça diariamente as suas orações e decretos: Os anjos estão sempre presentes. Mas nem sempre conseguimos contatá-los. A melhor maneira de fazer com que os anjos respondam aos seus chamados é comungar com eles diariamente. P