Um dos mais simples e poderosos métodos de autocura da alma. Em Havaiano, Ho'o significa “causa”, e ponopono quer dizer “perfeição”, portanto Ho’oponopono significa “corrigir um erro” ou “tornar certo”.
Ho’oponopono é “tornar certo, colocar no prumo” através de um processo. Desde tempos remotos no Havaí é feito como uma terapia em grupo mediada por um xamã (Kahuna). A Kahuna Morrna Simeona (19 de Maio, 1913 – 11 de Fevereiro, 1992) criou uma nova versão onde o processo é interior, e não interpessoal. Ela deu o nome de Identidade Própria Através do Ho’oponopono. O psicólogo havaiano Ihaleakala Hew Len, seguidor Simeona e praticante da técnica, curou um pavilhão inteiro de pacientes criminais insanos, da maior periculosidade, sem sequer ver ou tocar algum deles. Como?
Ele estudava a ficha do presidiário e tentava sentir dentro de si mesmo aquela enfermidade. Invocando a força do amor, apenas repetia:
ME PERDOE
SINTO MUITO
TE AMO
SOU GRATO
Em entrevista, o Dr. Len explicou que havia trabalhado no Hospital Estatal do Havaí durante quatro anos. O pavilhão onde encerravam os criminosos loucos era perigoso e geralmente os psicólogos designados para trabalhar lá desistiam em um mês. Eles temiam ser atacados e não se sentiam bem em trabalhar naquele local. O Dr. Len passou a examinar as fichas de cada paciente, trabalhando em si mesmo. Enquanto trabalhava em si mesmo, a cura dos pacientes teve início: “Depois de alguns poucos meses, foi permitido aos pacientes que deviam estar encarcerados, caminhar livremente. Outros que tinham que estar fortemente medicados começaram a diminuir sua medicação. E aqueles que jamais teriam nenhuma possibilidade de ser liberados, tiveram alta”.
“Não somente isto, mas o pessoal começou a ir feliz para o trabalho.” Afirma o terapeuta: “Eu simplesmente estava curando aquela parte minha que tinha criado aquilo neles”.
Difícil de compreender?
Estamos caminhando para uma era em que processos como este serão corriqueiros. A Física Quântica mostra que todos somos um. O universo é interligado por uma teia invisível. Partindo deste princípio, o mal de um é o mal de todos; a cura de um é a cura de todos. Ou seja, se deseja melhorar sua vida, cure-se a si próprio. Se deseja curar alguém, mesmo que seja um criminoso insano, o primeiro passo é acreditar que a insanidade dele também mora, latente, dentro de você mesmo. Cure a si mesmo e curará o outro.
“Amar a si mesmo é a melhor forma de melhorar a si mesmo e enquanto você melhora a si mesmo, melhora seu mundo”, ensina o Dr. Len. Lembre-se: tudo começa na mente. O Ho’oponopono é um processo que vai purificando a sua mente de maneira segura e gradual.
Ho’oponopono pode ser praticado por qualquer pessoa de qualquer cultura ou religião, porque o Ho’oponopono é, simplesmente: A arte de perdoar!
Pronto para começar sua sessão de meditação Ho’oponopono?
Comece fazendo um profundo exame de consciência... Alguém o incomodou hoje? Ou feriu?
Entre dentro de si e olhe para o sentimento que foi gerado.
Lembra-se do que Jesus disse sobre dar a outra face?
Só que agora você irá além do comportamento pacífico de dar a outra face – você irá pedir perdão à parte de você mesmo que o magoou.
A separação é uma ilusão da mente. Não existe nós-versus-outros.
SOMOS TODOS UM.
Aquele que o magoou é você mesmo, ou seja, um dos milhares aspectos do seu próprio EU.
Sinto muito
Me perdoe
Te amo
Sou grato
Vá mais fundo, relembre sua infância, procure seus ressentimentos...
Todos nós guardamos alguma queixa dos nossos pais, tios, avós...
Permita que a energia sagrada do perdão envolva seu ser...
Sinto muito, me perdoe, te amo, sou grato.
Perdoe seus professores...
Sinta como são pequenos e mesquinhos os ressentimentos e as mágoas, ante a grandiosidade da Natureza...
E prossiga perdoando...
Sinto muito
Me perdoe
Te amo
Sou grato
Enquanto seu coração vai se pacificando.
Sinta-se uma parte do todo-indivisível...
Sinta-se UNO com o cosmos indecifrável...
Permita que um sentimento de gratidão preencha todos os espaços do seu coração...
Sinto muito, me perdoe, te amo sou grato.
Sinta-se flutuar enquanto repete este mantra de libertação...
Sinto muito
Me perdoe
Te amo
Sou grato
Com o passar dos dias e a prática, você verá como o Ho’oponopono vai mudar sua vida...
Você poderá ter sonhos com situações antigas que precisam de perdão...
Um novo ambiente se formará à sua volta!
Eu limpo para estar na Presença de Deus. Uma vez lá, a Divindade me dará tudo que é perfeito e correto para mim. Eu só sei isso. Esta é a Meta da minha vida. Se eu tenho qualquer meta ou objetivo, é estar na Presença de Deus. (Dr. Ihaleakala Hew Len, PhD).
Sinto muito, me perdoe, te amo, sou grato.
Pratique! E compartilhe!
O mundo precisa de perdão!
Fonte: Ho’oponopono Brasil - (www.hooponopono.ws)
LEIA TAMBÉM: Ho'oponopono Oração
Imagem pesquisada na web, havendo direitos autorais, favor nos avisar para darmos os devidos créditos ou a retirarmos do blog.
Imagem pesquisada na web, havendo direitos autorais, favor nos avisar para darmos os devidos créditos ou a retirarmos do blog.
Um sótão cheio de lembranças
ResponderExcluirEscrevi no pó palavras sem nexo
Retirei uma cartola de uma caixa de cartão
E senti ao toque o poder da ilusão
Ilusões…
Um cavalo de pau perdido ao carrocel
Uma estola de um bicho qualquer
Uma escultura talhada a cisel
Uma foto a preto e branco
De uma mulher sem rosto
Uma janela virada para nenhum lado
Uma traquitana a imitar o sol-posto
Terno abraço
Lindoesrrancaseranca
ResponderExcluirPoesia maravilhosa adoro
ResponderExcluirNão foi criado por ele.
ResponderExcluirDe fato amigo(a), devemos fazer essa correção o Ho'oponopono é uma técnica de cura dos povos karunas e era praticado pelo sacerdote (chefe, cacique, pajé, mentor espiritual) da comunidade onde envolvia todos, SIMEONA a criadora do Ho'oponopono da Identidade Própria ensinou como praticar individualmente para cura pessoal e de tudo a sua volta e essa técnica foi levada fora do Hawaii pelo Ihaleakala Hew Lee e difundida por alguns autores para todo ocidente a exemplo livro Limite Zero de Joe Vitale.
ResponderExcluirObrigada por nos chamar atenção, vamos corrigir o texto.